by Max Barry

Latest Forum Topics

Advertisement

Post

Region: Portugal de Esquerda

Paraiso comunista

Aldonin wrote:“Mesmo nas medidas de austeridade que adotámos fomos sempre sociais-democratas”. - Passos Coelho. Talvez lá nos discursos internos ele se tenha assumido como liberal, mas para o país a conversa foi outra. E isso leva-nos à palavra suja. Se a palavra é tão adorada pela direita, porque é que é preciso o rei fazer anos para conseguirmos ver essa bandeira ser agitada por membros do PSD? Eu sou um tipo que vai acompanhando as notícias e não vejo nada do que tu vês. Vejo até o contrário, quando um liberal começa a meter a cabeça de fora, aparecem logo os donos do partido a dizer "não, calma que nós somos e sempre fomos sociais-democratas". Em relação à corrupção, não vale a pena pegar em casos específicos quando falamos em generalidades. Há gatunos no PCP? Òbvio que sim. Mas no geral a direita tem mais ligações ao capital e por isso é normal que existam mais oportunidade tentadas e concretizadas de corrupção.

Não, a notícia não se refere a discursos internos. Sempre se soube que ele era liberal.

Essa frase não significa nada, até parece que ainda não percebeste que em Portugal a "social-democracia" tem um sentido diferente, significa ser a favor do Estado-Social. Assim, se o Passos disse isso não corresponde a afirmar que não é liberal. Se me mostrares um caso em que tenha negado ser liberal, aí sim teria sido uma mentira.

Todos no PSD se disseram e dizem ser social-democratas: Cavaco, Alberto João Jardim, Santana Lopes, Pacheco Pereira, Durão Barroso, Passos Coelho. Ora, é obviamente impossível que gente com pensamento político tão diferente esteja incluída nesse termo. Na verdade nenhum é, os sociais-democratas estão no PS.

Concordo com o que disseste sobre a corrupção. Além de terem um acesso ao poder muito mais reduzido, normalmente nos partidos mais à esquerda as pessoas não gostam de ter ligações a empresas portanto é natural que não haja grandes casos de corrupção.

ContextReport