by Max Barry

Latest Forum Topics

Advertisement

1

DispatchFactbookCulture

by The Shogunate of Shikawa. . 14 reads.

Kyojin no Kettō, a Arte Marcial e Esporte de Shikawa

Miyamoto Setto, atual presidente da Kyojin no Kettō no Zekoku Soshiki

Símbolo do Kyojin no Kettō

O Kyojin no Kettō (巨人の決闘) junto do futebol é o esporte mais famoso de Shikawa, onde neste esporte, todo e qualquer tipo de arma é permitido desde que não seja arma de fogo, com duelos e batalhas de dupla ou até mesmo batalhas campais ocorrendo nas chamadas Arenas Subsolos, onde um participante é eliminado ao ser totalmente nocauteado, ou o mesmo se render durante o combate, e no caso de nenhum dos casos ocorrer no tempo limite, geralmente algo em torno de 25 minutos divididos em 5 rounds, os jurados irão avaliar o combate, e decidir o lado vencedor.

Devido á alta liberdade presente neste esporte, é comum ver os mais diversos tipos de armas, como katares, kusarigamas, katanas, shurikens, chakram, kunais, yari (lança), yumi (arco), e até mesmo o uso de punhos ou manoplas de combate. Apesar de em sua maioria serem utilizadas armas kitainans como as anteriormente citadas, é comum de ocorrer a participação de estrangeiros, principalmente de originários de Mizton que usam armas nativas, sendo o mais famoso, o macuahuitl.

Atualmente, a chamada capital da Kyojin no Kettō é também o primeiro local em que passou à ser considerado um esporte legal assim como tantos outros, a cidade de Kitashinano em Shinano, onde todos os anos ocorre a final da Zenkoku-sen (全国戦), o torneio nacional deste esporte, sendo realizado pela Kyojin no Kettō no Zekoku Soshiki (巨人の決闘の全国組織), a Organização Nacional de Kyojin no Kettō, com o atual presidente sendo o lutador, Miyamoto Setto, onde o mesmo é inclusive o maior campeão da Zenkoku-sen tendo ganho 12 títulos ao longo de sua carreira utilizando sua manopla de combate contra seus adversários, ao ponto de Setto ainda participar da Zenkoku-sen, mesmo com ele sendo o presidente da organização.

A Organização de forma geral controla os mais diversos duelos que ocorrem por toda Shikawa, ainda que claro, existam organizações independentes. Atualmente, a organização busca tornar Kyojin no Kettō um esporte olímpico, ainda que possivelmente possa encontrar algumas barreiras devido ao fator de que as apostas entre os espectadores sejam parte da alma do esporte.

História


Sensō-no-Kami, a maior arena do país com espaço para 200 mil espectadores.

Com a independência conquistada de Shikawa em 1868, um grande período de paz se iniciou na ex-colônia, fazendo com que diversos samurais, ashigarus, e até mesmo soheis (monges guerreiros) ficassem sem emprego, uma vez que devido á recente independência, o shogunato não tinha como contratar todos esses ex-combatentes para o exército, fazendo com que os mesmos ficassem desempregados. Muitos acabaram se voltando para a artes mais pacíficas como literaturas, artes visuais, ou até floricultura, mas muitos outros não suportaram a nova vida pacata, tomando a vida de Ronins, guerreiros sem mestre e que passaram à assaltar viajantes.

Uma das formas de se fazer dinheiro que esses ronins encontraram foi através de duelos com apostas, onde dois ronins rivais combinavam local e horário para se enfrentar, e através dos boatos, a população acabava se reunindo neste local para assistir o duelo, fazendo apostas em quem seria o vencedor do duelo. Com o tempo, esse tipo de luta que muitas vezes levava à morte de seus praticantes, passou à se tornar famoso entre as populações de renda mais baixa, se tornando o esporte mais popular de Shikawa, ainda que fosse ilegal, uma vez que esses duelos quando levados á morte eram muitas vezes considerados assassinato pelo fato de um dos combatentes vir à falecer.

Com o tempo, essa arte marcial ou esporte recebeu o nome popular de Kyojin no Kettō (巨人の決闘) , ou algo como Duelo ou Embate de Titãs, durando pelo menos duas décadas na ilegalidade. Esse cenário passou à mudar quando o Daimyo de Shinano na década de 1890, Shinano Takeda, durante uma de suas caminhadas pelas ruas da capital de seu clã, Kitashinano, viu dois ronins lutando em céu aberto, inicialmente os guardas iriam intervir, porém ao notar que um dos combatentes utilizava katares e o outro usava uma kusarigama, o meu ficou curioso de como se desdobraria o duelo, uma vez que ambas as armas eram bem distintas. Utilizando a sua própria agilidade, o combatente de katar vendeu o combatente de kusarigama, porém na hora de dar o golpe final, Takeda interviu, impedindo que o guerreiro de kusarigama fosse morto.

Shinano Takeda

Shinano Takeda ficou impressionado com a habilidade de ambos os combatentes, ficando claro que ambos tinham experiência já nesse tipo de combate, passando a ter interesse em assistir mais duelos assim. Então, Takeda passou à se disfarçar para assistir mais duelos de Kyojin no Kettō, descobrindo que a maioria dos duelos se davam nas chamadas Arenas de Subsolo, locais onde como o próprio o nome sugere, eram porões maiores que o comum, fazendo com que os guerreiros pudessem lutar, e os espectadores pudessem assistir sem o risco da intervenção das forças policiais.

Após passar pelo menos três meses assistindo esses duelos, Shinano Takeda tomou uma decisão, Kyojin no Kettō seria um esporte oficial, pelo menos nos territórios de seu clã, com a condição de que as mortes fossem encerradas para impedir algum tipo de intervenção do governo central de Chuōshu.

No ano de 1892, Shinano Takeda financiou a construção da primeira arena legal de Shikawa, a Sensō-no-Kami (戦争の神 = Deus da Guerra), onde mesmo respeitando a tradição de se fazer os duelos no subsolo, a nova arena na sua época de cnstrução conseguia suporta 25 mil espectadores, um valor alto para época, e atualmente, a Sensō-no-Kami após diversas reformas, consegue suportar por volta de 200 mil espectadores.

Atualmente, o Kyojin no Kettō se espalhou para todos os cantos de Shikawa, sendo junto do futebol um dos esportes mais famosos do país, ocorrendo diversos campeonatos, onde atualmente existe até mesmo um campeonato nacional, a Zenkoku-sen (全国戦 = Batalha Nacional), onde o prêmio para os vencedores já alcançam a casa de meio bilhão de 金 Kin. Com o tempo, e devido á proximidade com os países vizinhos, além da liberdade de se aceitar qualquer tipo de arma, desde que não seja arma de fogo, diversos praticantes de artes marciais nativas de Mizton e Alessandrian Empire passaram á integrar os torneios, formando equipes e times para participar de duelos de equipes além de claro, os tradicionais duelos.

RawReport